Clareamento Dentário

A foto dela é meramente ilustrativa, para servir de inspiração e lembrar a todos que muitas coisas além de roupas, bolsas, jóias e sapatos fazem de nós uma linda(o) mulher/homem! Entre estas coisas essenciais está o sorriso e, para ilustrar isto, ninguém melhor do que ela, a dona da boca mais famosa do mundo! Quem não gostaria de ter um sorriso como o dela?

E foi pensando nisto que, hoje, a Dra. Mariele Grijó Meller (minha irmã), Cirurgiã Dentista e Especialista em Ortodontia vai falar um pouquinho sobre Clareamento Dental.

O Clareamento Dental funciona através de um gel que penetra no esmalte dos dentes, liberando oxigênio e quebrando as moléculas que pigmentam os dentes. Hoje, existem duas técnicas de clareamento: o clareamento caseiro e o clareamento de consultório.

Em consultório, o dentista isola os dentes para proteger a gengiva e aplica o gel clareador, de uso exclusivo do profissional, já que se trata de um gel altamente concentrado. A sessão dura em média 45 minutos e o número de sessões necessárias para que os dentes cheguem a uma cor ideal depende do grau de escurecimento e do quanto se deseja clarear, variando em média de 2 a 5 sessões.

Por ser um gel de alta concentração, um dos efeitos colaterais pode ser uma sensibilidade durante o procedimento, ou algumas horas depois, sendo caracterizada por umas ´´fisgadinhas´´, como quando mordemos um picolé ou tomamos algo muito gelado. Por isso o tempo entre uma sessão e outra varia de acordo com a sensibilidade de cada paciente, variando em média de 2 a 7 dias entre cada sessão. Ao final de cada sessão é importante que se faça um aplicação de flúor para diminuir as chances de sensibilidade.

A GRANDE vantagem desta técnica em relação ao clareamento caseiro é o tempo de tratamento, que tende a ser menor, principalmente se você não apresentar sensibilidade, e praticidade, pois muitos pacientes não tem disciplina e/ou paciência para usar as moldeiras em casa, como vamos ver a seguir…



Em casa, mas sob orientação profissional (isto é muito importante!), o paciente aplica o gel fornecido pelo dentista e de menor concentração, em uma moldeira de silicone feita a partir de sua arcada dentária.  O paciente deve usar a moldeira com gel por cerca de 2 horas! Estudos comprovam que um tempo maior que este não é necessário e, além disso,  após este tempo o risco de sensibilidade aumenta. Alguma sensibilidade também pode acontecer  durante este tipo de clareamento. O tempo de tratamento para o clareamento caseiro varia em média de 15 a 30 dias.

Outra dúvida freqüente é em relação à alimentação durante o clareamento. É bom que se evite excessos! Muito café, muito vinho e outros alimentos corantes.  Mas é bom lembrar que não há uma proibição total, já que alguns estudos já mostram que estes alimentos pigmentam apenas a placa bacteriana que fica sobre os dentes, e que após a escovação estes pigmentos seriam removidos. Portanto, bom senso!! Não precisa tomar mil cafezinhos, ou Coca-Cola o dia todo, mas também não vá deixar de tomar um vinho com seu namorado ou suas amigas numa sexta a noite por causa do clareamento!

Agora vou mostrar dois casos com antes e depois de pacientes que optaram pelo clareamento em consultório!!

Agora que já esclarecemos algumas dúvias e mostramos a diferença que o clareamento faz no seu sorriso, o que mais precisa pra você correr pro dentista!??!

A Dra. Mariele se coloca a disposição para maiores esclarecimentos através dos comentários!

Ela atende em Criciúma e em Florianópolis:

M & M Dentalli Clínica Odontológica

Rua Coronel Pedro Benedet, 505 Ed. Millenium Saúde Center – Sala 202.

Centro. Criciúma –SC

Fone: (048) 3444 2015

&

Odontocorporate

Rodovia SC 401, Corporate Park – Bloco 3 – Sala 6

Santo Antonio de Lisboa. Florianópolis-SC

Fone: (048) 3234 0808

Pouca coisa é necessária para transformar inteiramente uma vida: amor no coração e sorriso nos lábios.
Martin Luther King

E aí pessoal, gostaram???

Estamos aqui para esclarecer todas as suas dúvidas!

xoxo

M.

Foto: Reprodução

Anúncios

Uma resposta em “Clareamento Dentário

  1. AMEIII o post, meu deus! hahaha óóóótima dica meninas, não são apenas roupas e acessórios que fazem uma mulher ser bonita né. E parabéns à Dra. Marielle pelo post também!

    Beijosss

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s