Gabrielle Coco Chanel

Gabrielle Bonheur Chanel, mais conhecida como Coco Chanel, foim na minha opinião, a mais importante estilista do mundo e uma mulher à frente do seu tempo. As suas criações até hoje ditam e influenciam a moda mundial e são objeto de desejo de milhares de mulheres.

Gabrielle perdeu sua mãe quando ainda era menina, e seu pai então a mandou para um colégio interno.

Em 1903, com vinte anos, Gabrielle saiu do colégio e tentou procurar emprego na área do comércio e da dança, como bailarina, e também tentou teatro, onde raramente teve grandes papéis devido à sua estatura.

Seu apelido “Coco” deve-se à uma música que cantava com sua irmã, porque cantava “Quem viu Coco no Trocadero?”.

Com sua silhueta e elegância, ela atraiu e passou a viver com Etienne Balsan, que foi da alta sociedade e herdeiro de uma famosa fábrica de tecidos, porém o romance dorou poucos meses.

Por volta de 1910, foi para a capital parisiense, conheceu o grande amor da sua vida: o inglês Arthur Capel. Capel ajudou-a a abrir a sua primeira loja de chapéus. A loja Chanel iria tornar-se um sucesso e apareceria nas revistas de moda mais famosas de Paris. Pouco tempo depois Capel, seu amor,  morreu num desastre de carro.

Com o imenso desgosto, Chanel abriu a primeira casa de costura, comercializando também chapéus. Nessa mesma casa, começou a vender roupas desportivas para ir à praia e para montar a cavalo. Pioneira, ela inventou as primeiras calças femininas.

No início dos anos 20, Chanel conheceu e apaixonou-se por um príncipe russo pobre, Dmitri Pavlovich, que tinha fugido com a sua família da Rússia. A sua relação com Paulovitch a fez desenhar roupas com bordados do folclore russo e, para isso, contratou 20 bordadeiras. Neste período, Chanel conheceu muitos artistas importantes, tais como Pablo Picasso, Luchino Visconti e Greta Garbo.

Sua roupas vestiram e ainda vestem as grandes atrizes de Hollywood, e seu estilo ditava e dita moda em todo o mundo. Além de confecções próprias, desenvolveu perfumes com sua marca. Os seus tailleurs, suas peças de tweed, e a famosa bolsa 2.55, são referências até hoje.

Em 1921, criou o perfume que a iria converter numa grande celebridade por todo mundo, o Chanel Nº 5. O nome referia-se ao seu número da sorte.

Coco Chanel mudou a moda mundial, trouxe estilo, modernidade e muito glamour para as peças de vestuário e ainda mais charme para a vida de todas as mulheres. Seus acessórios maravilhosos, a combinação preto&branco e o charme de suas roupas são legados que ela deixou. A marca continua fortíssima no cenário mundial, e hoje é comandada por Karl Lagerfeld, que continua no mesmo padrão de Gabrielle e cuida muito bem do acervo que ela deixou.

Se você acha que Chanel é um grande ícone da moda mundial, você poderá assistir o filme Coco antes de chanel que retrata a biografia da estilista, interpretado a também por uma francesa, Audrey Tautou. Eu já assisti e gostei, vi também uma série sobre Chanel que você deve encontrar em DVD, e achei a série muito melhor que o filme. Fica a dica.

E para finalizar o post, gostaría de citar uma frase de Coco Chanel.

“A girl must be two things, classy and fabulous”.

XoXo

G.

Fotos: Reprodução

Anúncios

3 respostas em “Gabrielle Coco Chanel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s