Dica Gourmet by Franciely Vargas: Risoto de Filet com queijo

Faz algum tempo que não postamos receitinhas aqui no blog! Mas hoje viemos com uma receita MARAVILHOSA, que minha querida chefinha que é uma uma amante da culinária e pelo o que eu sei cozinha maravilhosamente nos enviou! Queria agradecer a ela, Franciely Vargas, por nos ceder a receita que iremos ensiná-las hoje. Então, ela nos passou a receita de um risoto de carne e queijo delicioso, já estou com água na boca!

Vamos aos ingredientes:

1 cebola média picada bem pequenininha

500 gramas de manteiga

1 cálice de vinho branco

2 xícaras de arroz arbóreo

100 g. de queijo pecorino ralado

400 gr. de filet mignon cortados em cubinhos

2 litros de caldo de carne caseiro (feito anteriormente).

1 colher de azeite de oliva

Vistos os ingredientes, ensinaremos primeiramente como se faz o caldo de carne caseiro que, segundo a Fran, dá o toque final no gosto do risoto. Para o caldo de carne deverá colocar um pedaço de carne (de preferência com osso, e uma carne mais simples pois é só para ferver e dar gosto ao caldo). Para o preparo você deverá ferver de 2 a 3 litros de água com a carne, colocar salsão, cebolinha, cebola, cenoura em palitinho, e temperos à gosto. A medida em que a água for subindo você deverá tirar a espuma que cria até ficar caldo escuro.

Este caldo de carne deverá ser feito com antecedência pois é bem demoradinho.

Se vocês acharam muito difícil de fazer, podem substituir por caldo de carne pronto, mas claro, não fica a mesma a mesma coisa.

Pronto o caldo, vamos agora ensinar a fazer o risoto.

Modo de preparo:

Coloque em uma panela 250 gramas de manteiga e uma colher de sopa de azeite de oliva, acrescente a cebola e deixe ela dar uma leve suada. Logo após, junte as 2 xícaras de arroz arbóreo e engraxe bem o arroz nesta mistura de cebola e manteiga e deixe-o bem molhadinho. Feito isto, voce irá colocar o vinho branco e deixar até evaporar o alcóol. Depois destes passos começa o verdadeira processo do risoto, primeiro coloque 1 concha de caldo e vá mexendo até evaporar e em seguida vá acrescentando mais caldo e até dar o ponto de risoto. Lembrando sempre que o arroz deve ficar al dente.

Enquanto o risoto vai cozinhando, você irá trabalhar com a carne a parte. Tempere a carne com pimenta do reino e sal,  depois de temperada leve ao fogo em uma frigideira e dê uma refogada na carne até ela ficar no ponto, quando ela estiver pronta reserve, para acrescentar ao arroz.

Voltando ao risoto, você deverá perceber quando ele estiver quase no ponto e acertar o sal e a pimenta da maneira que te agrada. Depois você deverá adicionar a carne ao risoto e em seguida desligar o fogo, quando desligado coloque o restante da manteiga e adicione o queijo, dê uma leve misturada e está pronto para servir.

Gente este risoto é delicioso, dos Deuses e super easy de fazer, aproveitem e vão já para a cozinha preparar o jantarzinho desta noite! Um bom vinho tinto casa perfeito com esta receita e com esse tempinho mais fresco do outono.

Depois nos contem o que acharam da receita e se tentaram em casa, nós iremos adorar saber!

XoXo

G.

Foto: Reprodução

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s