MANTENDO A FORMA DURANTE A PÁSCOA!

Como esta é a semana da páscoa, convidamos a Nutricionista Luiza Kuhnen Teixeira para nos dar umas dicas para passarmos o feriado sem ganharmos uns quilinhos a mais! Vejam que legal o artigo que ela escreveu:

A páscoa está chegando.. e com ela muito chocolate e delícias à mesa! Para você que está interessado em não perder o trilho da dieta neste feriado, aí vão algumas dicas:

– Nunca vá à mesa com fome: faça lanches leves ricos em fibras solúveis nos intervalos entre as refeições, como por exemplo maçãs desidratadas, frutas, barras de cereais. As fibras solúveis reduzem a velocidade de esvaziamento gástrico, mantendo a
sensação de saciedade por mais tempo. Não se esqueça de tomar muita água, que auxilia no processo.

– Prepare uma salada apetitosa para a sua família, e consuma pelo menos 1 prato cheio regado com azeite de oliva extra-virgem antes da refeição. Não se esqueça que a salada deve ser essencialmente composta por folhas verdes, alguns vegetais crus como
tomates, cenoura, pepino, e pequena quantidade de grãos (linhaça, gergelim, sementes de girassol e castanhas). Evite adicionar enlatados, croutons, queijos e molhos, pois podem transformar a salada em uma bomba de sal e calorias.

-Nas refeições principais opte por uma fonte de carboidratos que seja pobre em gorduras: arroz colorido
com legumes, batatas cozidas, macarrão apenas com alho e óleo, e evite frituras, maionese de batata, e farofa.

-Prepare o peixe ou fruto do mar no forno ou cozido, sem creme de leite, queijos e óleo de dendê.
Sugestões: salmão assado com pesto, linguado ou congrio grelhado com legumes salteados (cuidar com a quantidade de manteiga), camarão ensopado (molho de tomate e cebola), bacalhau a portuguesa, risoto de frutos do mar sem manteiga.

-Não repita o prato! Repetir significa ingerir o dobro de calorias.

-Evite sobremesas a base de leite condensado e creme de leite; prefira sorvetes a base de iogurte, frutas e chocolates com alto teor de cacau em pequena quantidade.

-Cuidado com o consumo de álcool, este não possui outro propósito no organismo além de acumular gordura.
Opte pelo vinho tinto seco, já que é o único que traz benefícios ao organismo, no máximo 2 taças.

-Nos intervalos entre as refeições faça consumo de chá verde preparado em infusão, para que você tenha
sensação de saciedade nestes períodos, aumente o gasto energético do seu corpo, reduza a retenção hídrica/inchaço, e reduza a absorção de gorduras das refeições.

So sweet..It’s all about chocolat!

Por que o chocolate é considerado vilão da saúde e do peso?

Para tornar o chocolate palatável, saboroso e provocar desejo de consumo, os tradicionais chocolates são produzidos à base de açúcar, leite integral, manteiga de cacau, gorduras vegetais sólidas, e pequena quantidade de massa de cacau (cerca de 15%apenas).
Desta maneira, consumir o chocolate tradicional pode significar um risco à saúde, pelo consumo de gorduras saturadas e trans, e de açúcares, e pelo desejo sem sempre consumir mais.

E os chocolates com alto teor de cacau?

Paralelamente à realidade do chocolate tradicional, os chocolates com alto teor de cacau são benéficos
para saúde. O cacau tem alto poder antioxidante, combatendo de forma eficaz os radicais livres, trazendo proteção contra doenças crônicas (cardiovascular, câncer, diabetes, envelhecimento cutâneo, etc). Além destes benefícios, por
conter baixo teor de açúcar e gorduras, não provoca o mecanismo de vício tão facilmente quanto o tradicional, fazendo com que você consuma menor quantidade. A recomendação diária do consumo de chocolate é de no máximo 30 gramas ao dia, e de preferência após o almoço (por conter alta quantidade de fibras das saladas e cereais integrais, reduz a velocidade de absorção, desfavorecendo o ganho de peso).

Seleção de chocolates com alto teor de cacau mais comuns no mercado:

-Nugali 70 e 80%

-Lindt 70% 80% e 85%

-Hershey’s Special Dark

-Kopenhagen 70% cacau

-Cacau show 70%

ATENÇÃO! Leia os rótulos dos produtos antes da aquisição. A lista de ingredientes diz tudo sobre o chocolate, pois as matérias-primas estão listadas em ordem decrescente de concentração (exemplo: se o açúcar é o primeiro produto da lista, quer dizer que ele está presente em maior quantidade).

Boa Páscoa!

Luiza Kuhnen Teixeira

Nutricionista CRN10-2422

Clínica UNICARDIO
(3028-2300)

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4 respostas em “MANTENDO A FORMA DURANTE A PÁSCOA!

  1. Muito legal esse post!!! Ontem vi uma matéria no Fantástico que falava sobre isso, as matérias primas dos produtos são listadas em ordem decrescente, muito interessante isso!!

    Beijos meninas!!!!!

  2. Também vi a reportagem no fantástico!!! que trágico, tudo que há de mais gostoso faz mal hehehehe!!! vamos passar a páscoa a base de salmão assado!!!! adorei as informações!! beijinhos

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