Estilo Provençal

Oi blogueiras fãs da arquitetura.

Hoje o assunto é INTERIORES. E nada melhor que inaugurar esse post com um
estilo que está super em alta nos últimos tempos e eu estou completamente in love por ele: O estilo PROVENÇAL.

A decoração provençal tem sua origem na região de Provence que fica ao sul da França. Já sabemos de onde vem o nome né?!

Esse estilo também é conhecido em outras partes do mundo como French Country Style. Confesso que prefiro chamá-lo assim. #muitofina.

Antes de esse estilo ganhar status e virar sinônimo de elegância, uma longa história aconteceu. Ou talvez nem tão longa assim.

A população francesa menos favorecida, criou uma maneira criativa de chegar (eu diria copiar) mais próximo a riqueza dos luxuosos móveis franceses da realeza nos séculos XVI e XVII. Como não se pode tudo nessa vida, um pequeno problema (ou seria solução?) surgiu. Como a madeira não tinha AQUELA qualidade toda, os artesãos inventaram uma mistura à base de gesso e cola, chamada gessocré para esconder os
defeitos existentes nas peças. Essa mistura, com o tempo se desgastava e o
móvel adquiria uma aparência envelhecida. Eis que surge o estilo fofo, romântico e elegante. Certo?

Errado.

Esse estilo de decoração tem origem da vida rural antiga dos franceses com suas casas de campo. Então a predominância desses móveis era mais rústica do que romântica.

A minha opinião é que ao longo dos anos, o estilo provençal foi se adequando ao que vinha acontecendo no mundo e cada vez mais andando lado a lado com a moda. MAS ISSO É OPINIÃO PESSOAL.

Não sou expert em moda, mas percebo cada vez mais a predominância desse estilo romântico, meigo e delicado nas roupas. Geralmente nesse tipo de decoração ou estilo de vida, predominam as cores claras e suaves.

Sempre achei meu guarda roupas meio bege, hoje posso dizer que ele é total french country style.

Então, por que não dizer que a decoração é um reflexo de tudo que vem acontecendo no mundo e na moda?

Segue algumas imagens desse estilo que não conta apenas com móveis envelhecidos, mas também paredes desgastadas ou de pedra, objetos de ferro, tecido e papéis de parede estampados.

Vocês acabaram de conhecer um pouquinho do showroom da Kleiner Schein. A fábrica fica em São Martinho (SC), e para quem quiser saber mais dessas coisas maravilhosas só entrar no site: http://www.kleinerschein.com.br

Lá vocês também vão saber onde podem comprar esses mimos nas cidades mais próximas.

Beijokas,

Milla

Anúncios

8 respostas em “Estilo Provençal

  1. Milla, estou adorando ler sobre arquitetura, e estas informações são maravilhosas, assim começamos a ter algum entendimento sobre o assunto, e as fotos então, são fofíssimas, continue nos dando essas dicas!!! beijos pra vc e pra Gabi pelo belíssimo blog.

  2. Na verdade o estilo provençal vem da região de Provence, na França, e não de Florença que é uma cidade na Itália. Cuidado com os posts! Muita gente não entende muito de arquitetura e errar a geografia não ajuda muito.

    • Bom dia Claudia querida. Muito obrigada por sua observação. Não foi erro de geografia, e sim falta de atenção na hora de escrever mesmo. Estava fazendo dois posts ao mesmo tempo um sobre o provençal e outro sobre arquitetura Italiana. Mas que bom que você está gostando e entende bastante de arquitetura. Assim pode nos ajudar mais…
      beijinhos Milla

  3. Agora lendo fica até engraçado meu comentário “agora sabemos de onde vem o nome, né?” hahahaha
    muita gente não deve ter entendido… Mas eu quis dizer Provence-Provençal e não Florença -Provençal.
    O que não tem muito a ver né meninas?!! haha
    Mas agora sabemos!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s