As clássicas estampas de inverno

Com o inverno chegando, é hora de falarmos sobre as tradicionais estampas da estação mais fria do ano. Hoje, o Fashion is cool vai explicar um pouco sobre os diferentes tipos de estampas xadrez que complementam muitos dos nossos looks de inverno, confira:

Tartan: esse tipo de xadrez é um símbolo das famílias tradicionais da Escócia. Os homens no século XVIII usavam saias com essa padronagem para identificar os diversos clãs do país.
Madras
De origem indiana e possui fios coloridos e suaves. Essa padronagem é padronagem delicada e ganhou destaque nos anos 70. O madras traz cores mais fortes em formas retas que se sobrepõem formando uma padronagem, no mínimo, divertida. Atualmente essa padronagem é reproduzida em tafetás, sedas e flanelas.
Vichy
Os quadradinhos coloridos sobre um fundo branco foram muito usados na década de 50. Surgiu na cidade francesa de Vichy, que fabricava tecidos leves de algodão para aventais e camisas. Essa estampa ficou famosa depois de ser usada por Brigitte Bardot em seu casamento em 1959. Seus quadrados miúdos aparecem em tolhas de mesa,  de piquenique e em aventais. Os tons costumam ser vermelho, branco e preto.
Argyle
O xadrez Argyle, com padronagem formada por losangos e riscos em contrastes de cores surgiram na Escócia e são inspiradas no padrão de xadrez usado  pelo clã dos Campbell, provenientes da região de Argyll, no oeste da Escócia. Peças com esta estampa deixam o look super chique e clássico e remetem aos estilos geek e collegel, podendo ser encontradas em cardigãs, coletes, casaquinhos e meias.
Buffalo
Tipicamente americana, a estampa de lenhadores, chamada de Buffalo Plaid ou xadrez buffalo tem origem remota, no tartan do clã escocês MacGregor, tradicionalmente em preto e vermelho.  Após a imigração deste clã para os Estados Unidos, a padronagem foi difundida e se tornou conhecida no mundo todo, também em outras cores.
Pied-de-poule
O xadrez pied de poule, quadradinhos com as pontas alongadas, é uma estampa clássica que foi popularizada por Coco Chanel, a padronagem desta estampa lembra um pé de galinha, daí o nome. Frequentemente usada em casacos de lã, carregada de uma elegância vintage perfeita para os dias mais frios do ano.
 
 Burberry
A estampa nasceu na Inglaterra em 1856, criada pela grife inglesa Burberry. Essa padronagem é inspirada no tartan e tem suas cores como marca registrada: bege, vermelho, preto e branco. Essa é uma das padronagens mais copiadas pelo mundo e podemos encontrar o seu xadrez e variações em praticamente todos os tipos de lojas. Antigamente era considerada uma marca exclusivamente para roupas de frio e de viagem, além de ter sido uniforme da Força Aérea inglesa na 1ª Guerra Mundial.
Príncipe de Gales
Com tramas mais finas, em geral em tons neutros ganhou fama por ser usado pelo príncipe de Gales Eduardo VII, da Inglaterra, no século XIX. É perfeito para roupas de alfaiataria pela predominância de cores sóbrias, como cinza e preto.
Viram só quanta variedade de xadrez? 
Qual é o seu preferido?
Beijinhos Renata

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s